Tiras Nacionais

Um blog a serviço de artistas brasileiros, com TIRAS, CHARGES e CARTUNS,
atualizado pelos próprios AUTORES!!

Facebook Twitter FAQ
E-mail

Feed RSS

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Regras e sugestões sobre postagem


Dúvidas e respostas sobre o Tiras Nacionais.
1 - Regras de postagem
2 - Como Participar?
3 - Responsáveis pelo Tiras Nacionais
Colabore com essa página usando o sistema de comentários.

1 - Regras de postagem:
1.1 – Número de tiras por dia/post.
  • Somente 1 post/tira por dia. Se você tem mais de uma tira/cartum disponível para publicar, procure postá-los em dias diferentes da semana, e não todos em uma única vez. Assim o trabalho fica intercalado com outros artistas, fazendo mais gente visível por rolagem de página, garantindo também uma dose extra de novidade durante a semana.
  • Exceção: Uma página de HQ no lugar de uma tira.
1.2 - Veracidade das informações.
  • Evite passar informações erradas. Por exemplo: “atualizado diariamente”, e ser semanalmente. Isso faz com que sua credibilidade perante o público fique em dúvida.
1.3 - Seu site.
  • Coloque a URL/endereço do seu site, mas evite propagandas desnecessárias.
1.4 - Marcadores.
  • Os marcadores ajudam a catalogar e encontrar a sua tira dentro deste blog. Os marcadores são palavras-chaves a respeito da sua tira, não o título da mesma (para isso tem o próprio título do post).
  • Se você escrever uma frase como "nunca mais será o mesmo", não terá efeito no resultado de busca, pois esse marcador só vai relacionar as tiras que usaram esse mesmo marcador.
  • Use somente "AUTOR" e "NOME DA SÉRIE (quando existir)". Demais marcadores além desses serão deletados e o autor notificado.
1.5 - Comentários.
  • Responda seus comentários. O sistema de comentários é uma ferramenta importante de comunicação entre você e seu público. Se alguém lhe escrever algo, responda, interaja!
1.6 - Tamanho da tira
  • O tamanho da tira/cartum não pode passar de 1000px de largura na sua exibição/prévia.
  • Dica: uma tira com 770px de largura, não cria barra de rolagem horizontal para os usuários com resolução 800x600.

2 . Participe:
2.1 – Como Participar?
  • Para participar do Tiras Nacionais, é necessário ser convidado por um dos membros do blog. Depois de recebida a indicação, passará pela votação dos moderadores.
  • Preenchendo o pré-requisito anterior, basta enviar um e-mail pedindo a sua inclusão na lista de participantes, juntamente com a sua URL/endereço e o nome de quem o está indicando.
  • Cabe aos moderadores também a indicação direta de um novo membro, sem a necessidade de votação.
  • Além de ser indicado, é primordial o candidato ter seu próprio site, ou blog, ou portfolio, etc, que comprove um desenvolvimento artístico, como também experiência em ferramentas de edição online (como é o caso do nosso blog no blogspot.com). O Tiras Nacionais é o lugar para você mostrar e compartilhar seu trabalho, e não hospedá-lo.
  • Solicitações espontâneas podem ser consideradas, porém não encorajadas. Damos prioridade a produção de TIRAS, e não cartuns e charges. Esse é um processo que costuma tomar tempo, então não fique enviando e-mails repetidos se você já enviou sua mensagem.
  • Se você "começou ontem e não vê a hora de divulgar o seu trabalho", ou em outras palavras - ainda não possui uma quantidade ou um histórico (de alguns meses) suficiente, espere até ter uma quantidade razoável antes de pedir para participar. Não é raro a gente receber pedidos de artistas que não tem nem um mês de atividade, ou menos de 30 tiras publicadas em todo seu repertório (pedidos recusados, evidentemente).
  • Gostaríamos de frisar que este é um espaço para todos mostrarem sua arte, portanto antes de pedir a inclusão, faça uma auto-avaliação de comprometimento com atualizações constantes.
2.2 - Quanto tempo vale o convite?
  • Depois de enviado o convite para participar do Tiras Nacionais, o autor terá uma semana para aceitar. Passado esse prazo, o convite será deletado caso não tenha sido aceito. Os convites poderão ser enviados novamente, caso o autor solicite.
2.3 - Por que deveria participar?
  • O Tiras Nacionais é a primeira referência que aparece no Google por quem procura por "tiras", e isso é bastante significativo.
  • Acreditamos que a variedade é o forte deste blog. A idéia é ter várias tiras por dia, fazendo o leitor escolher quais quer ler ou não, como numa página de jornal impresso, porém com bem mais opções de leitura.
  • "Gosto de alguns, mas não de todas as tiras e autores publicados neste blog, por que deveria participar?" Use este blog para confraternizar e divulgar suas tiras e se destacar pelo seu próprio talento.
2.4 - Posso ser "desautorizado" à plublicar no Tiras Nacionais?
  • Se o autor ficar mais que 60 dias sem publicar, será excluído da lista de participantes. Após exclusão os colaboradores deletados precisarão solicitar nova permissão para retornar. Exceções podem ser avaliadas, desde que solicitadas a tempo.
  • Para os casos que causem qualquer tipo de conflito, seja contrariar os ítens 1.1, 1.3 e 1.6 dessa página ou atritos de outras naturezas, será dado primeiramente um alerta. Persistindo a situação, o autor será desautorizado à publicar no Tiras Nacionais. podendo voltar depois de uma reavaliação dos moderadores.

3 . Responsáveis pelo Tiras Nacionais:
O Tiras Nacionais foi criado em Julho de 2005 pelo Andrews. Começou como um apanhado geral de tiras brasileiras publicadas na internet, e re-postadas aqui com os devidos créditos.
Como era uma tarefa hercúlea fazer todas as atualizações sozinho, em Novembro de 2005 o Tiras Nacionais passou a inscrever e autorizar os próprios autores a postarem.
Em Outubro de 2007 o Tiras Nacionais foi reformulado, adicionado Joatan como moderador. Em fevereiro de 2008, Wesley também passou a fazer parte do grupo de moderadores.

Esse blog é seu, use com sabedoria!

4 comentários:

Joatan disse...

O espaço de comentários desde post de regras é destinado somente a sugestões de conteúdo, e não para pedidos de participação.

Celio Barbosa disse...

Como faço pra colaborar??
Segue meu Blog pra conhecerem meus trabalhos:
http://estudioceliobarbosa.blogspot.com/

Thaïs Gualberto disse...

Mas existe algum lugar aqui no blog onde a gente possa apresentar o nosso trabalho?

dils santos disse...

ola mandei email para participar estou aguardando respostas valew