Tiras Nacionais

Um blog a serviço de artistas brasileiros, com TIRAS, CHARGES e CARTUNS,
atualizado pelos próprios AUTORES!!

Facebook Twitter FAQ
E-mail

Feed RSS

domingo, 27 de janeiro de 2008

Livros

Aqui seguem algumas sugestões de leitura. São livros sobre HQ e não propriamente tiras, mas valem a pena.

Esses livros podem ser encontrados em livrarias, ou mesmo em formato digital para download (não iremos disponibilizar os links, mas existem vários pela internet).

Essa página fará parte do cabeçalho do Tiras Nacionais. Para sugestões de novas obras utilize o sistema de comentários.

No livro Desenhando Comics (Making Comics) tem algumas "regras" que acho válidas para quem está iniciando, como também para quem já está nessa estrada faz tempo:

1 - Aprender com todo o mundo 2 - Não seguir ninguém 3 - Ficar de olho em padrões 4 - Trabalhar Muito.

Boa Leitura!


Desenhando Quadrinhos - SCOTT MCCLOUD O consagrado autor e Best-Seller Scott McCloud ensina como utilizar técnica e criatividade na criação e no desenho de quadrinhos. Aprenda a...
  • Escolher os momentos certos para dar clareza e força em suas histórias.
  • Enquadrar ações e guiar os olhos do leitor ao longo das páginas.
  • Escolher palavras e imagens que se intercomuniquem.
  • Criar personagens variados e atraentes.
  • Dominar a linguagem corporal e as expressões faciais.
  • Criar mundos ricos e incríveis para seus leitores explorarem.
  • Escolher as ferramentas certas para você.
  • Navegar pelo vasto mundo dos estilos e gêneros de quadrinhos. Elogios a Desenhando os Quadrinhos, de Scott McCloud: "Se você lê, escreve, ensina ou desenha histórias em quadrinhos; se deseja fazer isso; ou se quer simplesmente ver um mestre das explicações em ação, você precisa ler este livro." Neil Gaiman

  • Desvendando os Quadrinhos - SCOTT MCCLOUD O livro Desvendando Quadrinhos, de Scott McCloud (M. Books), utilizando a própria linguagem desse tipo de história, examina a sua forma artística e funcionalidade. De maneira leve e divertida, o autor conta como definir os elementos básicos dos quadrinhos e como a mente processa sua linguagem. A obra aborda, também, a influência do tempo nas histórias, o que acontece entre um quadro e outro e a interação entre palavras, figuras e narração. Além disso, o autor teoriza sobre o processo criativo e suas implicações na arte em geral. Em Desvendando os Quadrinhos, McCloud mostra como eles apareceram e conquistaram rapidamente o gosto popular. Ao mesmo tempo, ensina de maneira pratica, ilustrativa e simples como desenvolver tiras, histórias, criar e trabalhar figuras e personagens. A edição histórica ? 10 anos ? é recomendável para leigos e profissionais que queiram descobrir a engenharia que atua por trás da simplicidade de quadros, personagens e balões. Considerada best-seller, a obra do consagrado cartunista Scott McCloud foi premiada, em 1995, no 8º Troféu HQMix, como Melhor Livro Teórico deste segmento.
    Reinventando os Quadrinhos - SCOTT MCCLOUD Em 1993, Scott McCloud pôs por terra a muralha entre a alta e a baixa cultura com sucesso internacional Desvendando os Quadrinhos, um maciço livro quadrinizado que explorava os mecanismos internos da mais subestimada das formas mundiais de arte. Agora McCloud leva os quadrinhos ao patamar seguinte, detectando doze revoluções diferentes no modo como eles são criados, lidos e percebidos atualmente, e mostrando que estão prontos para conquistar o novo milênio. A parte Um deste livro fascinante e profundo inclui
  • A vida dos quadrinhos como forma de arte e literatura
  • A Batalha pelos direitos dos criadores
  • A reinvenção do negócio dos quadrinhos
  • A percepção volátil e transitória que o público tem dos quadrinhos
  • A representação sexual e étnica nesse meio Na parte Dois, McCloud pinta um impressionante retrato das revoluções digitais nos quadrinhos, incluindo:
  • A complexidade da produção digital
  • O explosivo mundo da difusão online
  • Os desafios decisivos do infinito cenário digital

  • Quadrinhos e Arte Seqüencial - WILL EISNER Do criador de SPIRIT, o grande mestre dos quadrinhos, Will Eisner. Em atividade desde os anos 50, Eisner conta neste livro, passo a passo, o método de criação de suas histórias, tornando-no um manual indispensável para desenhistas que desejam dominar as técnicas da HQ.

    2 comentários:

    Joatan disse...

    Com a mudança do sistema de comentários, do HaloScan para Blogger, todos os comentários anteriores foram deletados.

    Para sugerir novos livros, basta comentar aqui!

    generino oliveira rocha disse...

    olá, gostaria de participar do Tiras Nacionais. Essa é a 10ª vez que faço esse pedido